Bolsa Família: “Há 50 maneiras de ser mais generoso com os pobres e gastar menos” 

EL PAÍS Brasil

Esse cara da reportagem contribuiu com o terrivel programa de Michel Temer para a area social, o Ponte para o Futuro – A travessia social – mas nem por isso deixo de admira-lo e reconhecer a profunda contribuição que suas reflexões nos trazem.
 
Para ficar num unico numero que deveria nos deixar atordoados, incrédulos com os rumos da discussão no momento: O Estado brasileiro (União, Estados, Municipios, Executivos, Legislativos e Judiciários) recolhem 35% do PIB em impostos, gastam tudo e ainda pegam mais 10% em dividas para saldar seus compromissos.
 
Em outras palavras, são 45% da renda nacional totalmente vertidas para a sustentação da maquina pública. Eu disse 45% do PIB !!
 
O Bolsa-Familia consome miseros 0,5% (meio por cento) do PIB
 
Em numeros, para cada $10,00 recolhidos R$9,89 sustentam os gritos de nossas panelas (ministerios, indicação politica, servidores publicos, juros, custeio da maquina, etc..) e apenas $0,11 viram a ‘esmola’ que entorpece e deixa preguiçosa aquela mãe, segundo raciocinio de muitos.
 
Friamente falando, nao deveriamos sequer admitir ajustes fiscais em gastos sociais e menos ainda deixar florescer argumentos do tipo “Ah, um pais quebrado nao pode se dar ao luxo de oferecer este ou aquele tipo de ajuda”.
 
Sao estes centavos do Bolsa-Familia, que unidos aos centavos do Prouni, do Enen, do Pronatec, do Pronaf…ajudaram a derrubar a taxa de pobreza extrema nos ultimos dez anos, elevando o PIB per capita e finalmente dando uma guinada na nossa brutal concentração de renda subsaariana que acostumamos a ver nas bandas de cá.
 
São estes centavos que deveriam ser passados na cara de milhoes de pessoas que hoje tentam negar um avanço social palpável, cientificamente comprovável, estatisticamente aferivel e politicamente defensável.
 
São estes centavos que deveriam ser protegidos da insana furia dos que agora pretendem ‘corrigir’ o Brasil.
 
http://brasil.elpais.com/brasil/2016/05/13/economia/1463160432_264703.html?id_externo_rsoc=fb_CM

Bolsa Família: “Há 50 maneiras de ser mais generoso com os pobres e gastar menos” | Economia | EL PAÍS Brasil

Compartilhe nossa pagina

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *